quinta-feira, 11 de março de 2010

Bolsa de investigação

Anúncio do grupo EDGE – do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), que abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projecto PTDC/SAU-ESA/101186/2008, designado por “Estudos conducentes ao estabelecimento da GRP como biomarcador da calcificação vascular” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Todas as informações seguem no documento em anexo e podem também ser consultadas em:

www.ccmar.ualg.pt

Workshop "Economia do Clima"

O IEA e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realizam no dia 17 de março, das 9h30 às 12h15, o workshop "Economia doClima", na sede do Instituto. O objetivo central do encontro é fortalecer aestrutura da sub-rede "Economia das Mudanças Climáticas", coordenada pelaFEA-USP, por meio da integração de pesquisadores e seus resultados, dadiscussão de oportunidade de pesquisas e do encaminhamento para pesquisas eações futuras.
As exposições terão inicio com apresentação do físico José Goldemberg(IEE-USP e IEA) sobre "Desafios e Oportunidades para a Pesquisa em Mudanças do Clima no Brasil". Em seguida haverá exposições sobre:

* o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Mudanças Climáticas, rede criada em 2009 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia;

* o estudo Economia do Clima no Brasil, em fase de conclusão;

* o Projeto Temático Fapesp "Impactos Socioeconômicos das MudançasClimáticas no Brasil: Dados Quantitativas para a Discussão da Mitigação,Adaptação e Negociações Internacionais" ;

* a atuação da FEA-USP na discussão sobre economia das mudançaclimáticas, que inclui:

* a participação no estudo "Economia do Clima no Brasil";

* a Rede de Mudanças Climáticas (ReMClim), coordenada pelaPró-Reitoria de Pesquisa da USP;

* a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais(Rede CLIMA);

* o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para MudançasClimáticas;

* o Projeto Temático Fapesp* o projeto IEA/CNPq "Avaliação do Uso Sustentável e Conservação dosServiços Ambientais Realizados pelos Polinizadores no Brasil", desenvolvidopelo Grupo de Pesquisa sobre Serviços do Ecossistema do IEA.

* o monitoramento da concentração de gases de efeito estufaA apresentação final será de Jacques Marcovitch, da FEA e do Instituito deRelações Internacionais (IRI) da USP, que falará sobre políticas públicassobre mudança do clima e relações internacionais.

Inscrições: Os interessados devem se inscrever em www.iea.usp.br/inscricao
Transmissão ao vivo pela web em
www.iea.usp.br/aovivo




quarta-feira, 10 de março de 2010

Anúncio para estágio em Comunicação ou Jornalismo



A SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) procura candidatos motivados e dinâmicos para realizar estágio curricular, projecto fim de curso ou teses de mestrado no âmbito de um projecto LIFE de recuperação de habitats de aves marinhas na ilha do Corvo (www.spea.pt/life_corvo). As pessoas interessadas devem possuir formação em Comunicação Audiovisual ou Jornalismo e disponibilidade para viver na ilha do Corvo durante um período de três a seis meses. As tarefas principais serão: Captura e edição de imagens de video e fotografia. Conhecimento na criação de páginas web será considerado vantajoso, bem como interesse e conhecimentos sobre fauna e flora.


Duração e Regime de Actividade: Duração de 3 a 6 meses, com início previsto para o mês de Maio de 2010
Formação Académica e experiência requerida aos candidatos: Estudos de Comunicação audiovisual ou Jornalismo.
Entidade de Acolhimento: Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
Documentos de Candidatura: curriculum vitae resumido (máximo de 3 páginas) e carta de motivação.
Data de Início e Conclusão do Prazo do Concurso:10 Março a 10 Abril de 2010.
Condições: A SPEA providencia o alojamento no local.


Endereço de Recepção de Candidaturas: Todas as candidaturas serão dirigidas exclusivamente por correio electrónico para pedro.geraldes@spea.pt com a referência “Corvo_estagio_media”.

Bolsa de Técnico de Investigação CCMAR



Anúncio do grupo de investigação científica FBC –Fisheries, Biodiversity and Conservation Research Group (http://www.ualg.pt/fcma/cfrg), do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), que abre concurso para atribuição de uma bolsa de Técnico de Investigação, no âmbito do projecto LIFE06 NAT/P/000192, designado por Biomares - Restoration of Biodiversity in the Marine Park Site Arrábia-Espichel (PTCON0010), financiado pela Comissão Europeia e pela SECIL através do programa LIFE – Nature.

Todas as informações seguem no documento em anexo e podem também ser consultadas em:

http://www.ccmar.ualg.pt

Museu de Zoologia da USP

Serviços e Atividades Educativas

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO VOLUNTÁRIO NA MONITORIA DAS EXPOSIÇÕES DO MZUSP DATA:16 DE MARÇO
HORÁRIO: 10:OO OU 15:00 HORAS
LOCAL: MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP

PROCURAR MÁRCIA
(não é necessário trazer curriculo ou se inscrever, é só comparecer
Márcia Fernandes Lourenço
Educadora - mfer@usp.br
Museu de Zoologia da USP
av. Nazaré, 481. Ipiranga.
São Paulo, SP, CEP 04263-000
Tel.: 55 11 2065-8092
www.mz.usp.br

terça-feira, 9 de março de 2010

Meu quintal, minha floresta



A revista isto é dessa semana falou sobre as reservas particulares do Brasil. Tema interessante, confesso que eu não sabia da existência e sei que isso gera e deve gerar muitas controvérsias.
Até que ponto isso é benéfico? A iniciativa para a criação de uma reserva particular parte do dono, que deve ter o título da propriedade. A área precisa possuir algum atributo especial: nascentes, rios ou mananciais, vales de formação rochosa ou espécies raras ameaçadas de extinção. Com esses critérios obedecidos, o dono deve encomendar a um topógrafo a medição da área a ser transformada, o dono deve encomendar a um topógrafo a medição da área a ser transformada em reserva. Depois de homologada, ela só poderá abrigar atividades econômicas que forem voltadas para educação ambiental, pesquisa científica ou turismo.
No Brasil existem 930 reservas. A maioria fica na Mata Atlântica.
Em todo caso é uma maneira de proteção.
OBS. A imagem é de Luis Ferreira e foi copiada do site www.olhares.com - Lindas!! Visitem

segunda-feira, 1 de março de 2010

Decisões



Recentemente passei por uma pressão para dar solução a uma série de questões ainda pendentes em minha vida. Foi difícil, é difícil e sei que ainda será difícil... pois, no fim das contas, nada ainda ficou resolvido.

O que dói mais: falar, desabafar... colocar pra fora tudo aquilo que tu sente em relação aquilo que se passa ou ficar calado, isolar-se e sentir sua dor sozinho?

Tenho 22 anos, me acho super madura, inteligente, adoro minha liberdade, fui radical, desbravei o mundo que me circunda, mas, não sei o que se passa dentro de mim, não qual caminho escolher pra minha vida, não sei falar sobre meus sentimentos contraditórios, não sei nem ao menos lutar pelos meus direitos qndo estes são burlados ou esquecidos. Será que realmente sou madura? Acho que sou experiente e experiência não tem nada a ver com maturidade. No momento em que minha dor e minhas mágoas ficam evidentes e gritam dentro de mim só o que sei fazer é chorar... de uma mulher madura e guerreira, me torno uma menininha frágil...

Estou lendo o livro Decisões de Bruno José Gimenes, estou na introdução ainda, rs. Mas, tem algumas coisas legais que gostaria de compartilhar. Ele diz: "Vivemos num universo, no qual podemos ilusoriamente adquirir alegria e bem-estar numa farmácia, esquecendo que a maioria dos tratamentos alopáticos apenas disfarçam uma dor que é um sinal, mostrando onde estamos errando." Minha dor era tão grande que eu fui obrigada a me submeter a tomar remédios. Claro, remédios mais naturais e leves, mas, eu não soube conviver com minha dor, porque eu nem sabia o que ela queria me dizer...