quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O que causa a deficiência de vitamina K



A deficiência dessa vitamina é raro, a maioria das pessoas saudáveis a consegue de forma natural através de sua alimentaçao e das bactérias intestinais. Porém a associaçao da falta dessa vitamina está relacionado a alguns fatores que comprometem sua absorçao e produçao:


*Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, por exemplo, acometem a parede do intestino e podem comprometer a absorçao efetiva de vitamina K;


*Recém nascidos podem nao ter disponíveis as quantidades necessárias de vitamina K. Por isso alguns pediatras receitam a administraçao indireta, logo após o nascimento como forma de prevenir hemorragias;


*Certas doenças como a cirrose, que comprometem a funçao do fígado prejudicam o uso da vitamina K pelo organismo.



O Chá verde contém vitamina K.

Curiosidades... Nutriçao para o verao

Coagulaçao saudável com mais vitamina K no prato
Caprichem nos vegetais crus agora no verao!!!

A razao é simples e importantíssima: além de todos os benefícios conhecidos, a vitamina K, presente nas folhas e hortaliças é primordial para ativar uma das principais proteínas dos ossos e tem açao anti-hemorrágica, estimulando a coagulaçao. Quem teve enfarte, trombose e derrame, por exemplo, se beneficia ainda mais. O ideal é ter frutas e verduras se alternando em todas as refeiçoes.
A vitamina K foi descoberta em 1929 pelo pesquisador dinamarquês Henrik Dam. Ela (a vitamina) apresenta duas formas naturais: a filoquinona (Vitamina K1) encontrada em hortaliças e óleos vegetais e a menoquinona (Vitamina K2) sintetizadas por bactérias que sao benéficas ao nosso organismo, e fazem parte da microflora intestinal. E existe ainda uma forma sintética, a menadiona, ou vitamina K3.
Ela está presente em inúmeros alimentos de origem animal e vegetal. Entre suas principais fontes estao: leite, repolho, espinafre, nabo, brócolis, couve, ovo, alface, fígado e óleos de canola e soja. Destaque para o espinafre que garante cerca de 228 mcg de vitamina K.
Alimentos como frutas (polpa e suco), raízes e tubérculos sao pobres em vitamina K.
Por que precisamos?
A vitamina K é essencial para o sangue coagular de maneira apropriada. É ela que ajuda o sangramento parar quando um cozinheiro, distraído, se corta na cozinha.
Embora esta seja a funçao mais conhecida, a vitamina K é imprescindível para construçao de ossos saudáveis e prevençao de osteoporose. E além de todas essas funçoes, ela produz uma proteína chamada osteocalcina - sem a qual o cálcio nao encontra seu lugar, de maneira eficiente, na matriz do osso.
Sua absorçao é feita pelo intestino e armazenada no fígado. Seus estoques sao rapidamente utilizados, por isso a necessidade de uma alimentaçao equilibrada, com boas fontes de vitamina K.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Caramujos Africanos - Espécie trazida como variaçao do Escargot

De acordo com os dados da Vigilância Sanitária do estado de Santa Catarina, a proliferação dos caramujos africanos começou depois que a espécie foi introduzida clandestinamente no País no início da década de 80. Ele foi trazido do nordeste da África como uma variação popular do escargot.
Os primeiros relatos da Vigilância Sanitária sobre a presença do molusco em Santa Catarina datam de 1988. Nos últimos cinco anos, entretanto, a praga se alastrou em praticamente todos os municípios do litoral. Sua presença próxima a áreas de plantações ainda pode acarretar em sérios riscos para a população.
Apesar de ser considerada uma "ameaça à saúde pública", a prefeitura de Florianópolis não recolhe os moluscos em áreas particulares. A recomendação é a de que a comunidade use luvas para recolher os caramujos. Eles devem ser queimados em recipientes. Em seguida, as cascas deve ser quebradas e enterradas.

CARAMUJOS AFRICANOS


Com a chegada do verão e o período de chuvas, uma nova praga está se alastrando por vários bairros de Florianópolis. A infestação de caramujos africanos gigantes está aumenta a cada ano e preocupa a população local por causa das doenças que o animal causa.
O chamado caramujo africano (Achatina Fulica), ocupa normalmente terrenos baldios e áreas de cultivo de hortaliças. O molusco, que pode atingir 15 cm de comprimento e pesar até 200 g, se prolifera rapidamente e já começa a causar muitas dores de cabeça a moradores de algumas praias.
A ameaça de infestação assusta pois o animal é vetor de doenças graves pelo fato de hospedar dois tipos de vermes. O Angiostrongylus costaricensi é causador de sérios problemas abdominais que podem levar à perfurações no intestino e até à morte por hemorragia. O outro verme é o Angiostrongylos cantonensis, principal causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez da nuca e distúrbios do sistema nervoso.
Durante o dia, o animal se esconde do sol na terra. À noite, ele invade terrenos e chega sobe em árvores e paredes.
O simples toque na "gosma" que ele solta pode causar doenças. Por isso, a recomendação é a de que as pessoas não recolham caramujos sem luvas em hipótese alguma.