domingo, 20 de junho de 2010

Tema do meu seminário de Bioquímica: "Conservação do Sangue na solução ADSOL".



O Sangue

É um tecido conjuntivo e está contido num compartimento fechado chamado de aparelho circulatório. Mantém um movimento regular e unidirecional devido às contrações rítmicas do coração. Sua cor varia de vermelho brilhante a vermelho-escuro.
Volume: O volume total de sangue numa pessoal normal é de aproximadamente 7% do peso corporal ou cerca de 5 L num indivíduo com 70kg de peso.

Formação:
É formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma (parte líquida), no qual os glóbulos sanguíneos estão suspensos. Diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.

Glóbulos sanguíneos: Eritrócitos ou hemácias, as plaquetas (fragmentos do citoplasma dos megacariócitos da medula óssea)
Função:
O sangue é principalmente um meio de transporte. Por seu intermédio os leucócitos percorrem constantemente o corpo, atravessam por diapedese a parede das vênulas e capilares e concentram-se rapidamente nos tecidos atacados por microorganismos, onde desempenham suas funções defensivas. Transportam nutrientes do sistema gastrointestinal para todas as células do corpo e, subseqüentemente, levando os produtos do catabolismo destas células para órgãos específicos onde são eliminados.
O sangue transporta oxigênio e gás carbônico (CO2).
O transporte de oxigênio está ligado a hemoglobina dos eritrócitos e o transporte de gás carbônico está ligado à hemoglobina e a outras proteínas dos eritrócitos, ou dissolvido no plasma.
Como veículo de distribuição dos hormônios, o sangue possibilita a troca de mensagens químicas entre órgãos distantes. Tem papel regulador na distribuição de calor, no equilíbrio ácido básico e no equilíbrio osmótico dos tecidos.
Diapedese
É a saída ativa de leucócitos para fora do sistema circulatório, por movimentos amebóides.

Coleta sanguínea
Através da punção venosa ele é tratado pó anticoagulantes como a heparina (que é a solução mais usada atualmente) e o ADSOL (da qual iremos falar). Em seguida o sangue é centrifugado, assim, ele separa-se em várias camadas que refletem sua heterogeneidade. Com o resultado obtido por essa sedimentação, realizada em tubos de vidro de dimensões padronizadas, chama-se hematócrito.

Hematócrito
O plasma corresponde ao sobrenadante translúcido e amarelado. Os glóbulos sedimentam em duas camadas facilmente distinguíveis. A camada inferior (35 a 50% do volume total do sangue), tem cor vermelha e é formada pelos eritrócitos. A camada imediatamente superior (1% do volume de sangue), tem cor acinzentada e contém os leucócitos, que são menos densos do que os eritrócitos. Sobre os leucócitos repousa delgada camada de plaquetas, não distinguível a olho nu.
O hematócrito permite estimar o volume de sangue ocupado pelos eritrócitos em relação ao sangue total. Os valores normais são de 35-49% na mulher e 40-54% no homem.
To be continue...

Um comentário: