quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Curiosidades... Nutriçao para o verao

Coagulaçao saudável com mais vitamina K no prato
Caprichem nos vegetais crus agora no verao!!!

A razao é simples e importantíssima: além de todos os benefícios conhecidos, a vitamina K, presente nas folhas e hortaliças é primordial para ativar uma das principais proteínas dos ossos e tem açao anti-hemorrágica, estimulando a coagulaçao. Quem teve enfarte, trombose e derrame, por exemplo, se beneficia ainda mais. O ideal é ter frutas e verduras se alternando em todas as refeiçoes.
A vitamina K foi descoberta em 1929 pelo pesquisador dinamarquês Henrik Dam. Ela (a vitamina) apresenta duas formas naturais: a filoquinona (Vitamina K1) encontrada em hortaliças e óleos vegetais e a menoquinona (Vitamina K2) sintetizadas por bactérias que sao benéficas ao nosso organismo, e fazem parte da microflora intestinal. E existe ainda uma forma sintética, a menadiona, ou vitamina K3.
Ela está presente em inúmeros alimentos de origem animal e vegetal. Entre suas principais fontes estao: leite, repolho, espinafre, nabo, brócolis, couve, ovo, alface, fígado e óleos de canola e soja. Destaque para o espinafre que garante cerca de 228 mcg de vitamina K.
Alimentos como frutas (polpa e suco), raízes e tubérculos sao pobres em vitamina K.
Por que precisamos?
A vitamina K é essencial para o sangue coagular de maneira apropriada. É ela que ajuda o sangramento parar quando um cozinheiro, distraído, se corta na cozinha.
Embora esta seja a funçao mais conhecida, a vitamina K é imprescindível para construçao de ossos saudáveis e prevençao de osteoporose. E além de todas essas funçoes, ela produz uma proteína chamada osteocalcina - sem a qual o cálcio nao encontra seu lugar, de maneira eficiente, na matriz do osso.
Sua absorçao é feita pelo intestino e armazenada no fígado. Seus estoques sao rapidamente utilizados, por isso a necessidade de uma alimentaçao equilibrada, com boas fontes de vitamina K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário