quarta-feira, 6 de julho de 2011

Adaptação de todos os cursos de biologia no país.

Novas Resoluções do Conselho Federal exigem mais horas para certificar o formado e recomenda cursos mais específicos.

Por Cínthia Rodrigues - IG São Paulo

Quase mil cursos de Biologia em todo o país, responsáveis pela formação de cerca de 40 mil alunos por ano, devem ser revistos por suas instituições. Duas resoluções do Conselho Federal de Biologia do ano passado definem padrões mais rigorosos para certificar profissionais que se formem a partir do final de 2013.

A primeira, promulgada em 20 de março de 2010, visa garantir maior carga horária nos conteúdos específicos de biologia e tem duas fases. Uma, já em vigor desde a publicação da norma, exige 2.400 horas de aulas em conteúdos específicos da área para que a emissão do registro de biólogo seja emitido por um dos conselhos regionais. Neste ponto, a medida tem o objetivo de diferenciar cursos que formam biólogos dos que visam preparar professores de biologia - os cursos de licenciatura na área que são aproximadamente metade do total.

Desde 2008, o Ministério da Educação (MEC) exige uma carga horária mínima de 3.200 horas para os bacharelados e de 2.800 horas para as licenciaturas. Nestes últimos, no entanto 1.000 horas devem ser dedicadas à formação pedagógica e sobram apenas 1.800 horas para conteúdos específicos.

O que você estudante de biologia pensa à respeito dessas mudanças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário