quinta-feira, 11 de março de 2010

Workshop "Economia do Clima"

O IEA e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realizam no dia 17 de março, das 9h30 às 12h15, o workshop "Economia doClima", na sede do Instituto. O objetivo central do encontro é fortalecer aestrutura da sub-rede "Economia das Mudanças Climáticas", coordenada pelaFEA-USP, por meio da integração de pesquisadores e seus resultados, dadiscussão de oportunidade de pesquisas e do encaminhamento para pesquisas eações futuras.
As exposições terão inicio com apresentação do físico José Goldemberg(IEE-USP e IEA) sobre "Desafios e Oportunidades para a Pesquisa em Mudanças do Clima no Brasil". Em seguida haverá exposições sobre:

* o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Mudanças Climáticas, rede criada em 2009 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia;

* o estudo Economia do Clima no Brasil, em fase de conclusão;

* o Projeto Temático Fapesp "Impactos Socioeconômicos das MudançasClimáticas no Brasil: Dados Quantitativas para a Discussão da Mitigação,Adaptação e Negociações Internacionais" ;

* a atuação da FEA-USP na discussão sobre economia das mudançaclimáticas, que inclui:

* a participação no estudo "Economia do Clima no Brasil";

* a Rede de Mudanças Climáticas (ReMClim), coordenada pelaPró-Reitoria de Pesquisa da USP;

* a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais(Rede CLIMA);

* o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para MudançasClimáticas;

* o Projeto Temático Fapesp* o projeto IEA/CNPq "Avaliação do Uso Sustentável e Conservação dosServiços Ambientais Realizados pelos Polinizadores no Brasil", desenvolvidopelo Grupo de Pesquisa sobre Serviços do Ecossistema do IEA.

* o monitoramento da concentração de gases de efeito estufaA apresentação final será de Jacques Marcovitch, da FEA e do Instituito deRelações Internacionais (IRI) da USP, que falará sobre políticas públicassobre mudança do clima e relações internacionais.

Inscrições: Os interessados devem se inscrever em www.iea.usp.br/inscricao
Transmissão ao vivo pela web em
www.iea.usp.br/aovivo




Nenhum comentário:

Postar um comentário