segunda-feira, 4 de abril de 2011

Paleontólogos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS) e USP de Ribeirão Preto divulgaram a descoberta de fósseis que viveram há 240 mil


O município de Dona Francisca, região central do Rio Grande do Sul, foi palco de mais uma descoberta. Os paleontólogos Jorge Ferigolo, Ana Maria Ribeiro e Ricardo Negri, do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoo Botânica RS encontraram um fóssil de uma nova espécie, um predador do período triássico com 2,5 metros de comprimento, pertencente ao grupo denominado de Rauisuchia, parente distante dos crocodilos atuais.


A descoberta contou com o apoio do projeto Pró-Guaíba, pelo qual os pesquisadores faziam buscas na região no ano de 2001. Os fósseis ficaram armazenados no museu e, em 2007, começaram a ser estudados por Marco Aurélio Gallo de França, Max Cardoso Langer e Jorge Ferigolo.


No que tange aos hábitos sociais dos animais descobriu-se, de acordo com os paleontólogos, que os animais Rauisuchia são animais que estão no topo da cadeia alimentar dos ecossistemas do período Triássico e que estes viviam sozinhos. Dos dez indivíduos encontrados, 9 estavam sobrepostos, o que indica que estavam juntos antes de morrer. Isso indica a possibilidade de desenvolverem atividades grupais como a caça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário