quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Série - Animais e suas curiosidades 1ª parte

Olá pessoal, vou começar a postar sobre alguns animais e suas curiosidades. De preferência animais esquisitos e diferentes. Hoje começo com o:




Bode das montanhas ou mountain goat.


O bode (Capra aegagrus hircus) é uma sub-espécie domesticada de cabra selvagem. Trata-se de um mamífero macho adulto. Sua alimentação é herbívora ruminante considerado ainda como cavicórneos, ou seja, caracterizados pela presença de chifres ocos formados sobre eixos ósseos no crânio, observados nos dois seixos. São animais artiodáctilos, pois, fazem parte de uma ordem de mamíferos ungulados com um único par de dedos nas patas. Eles emitem um som conhecido como "balido" (o famoso bééé). Ambos os sexos possuem barba e chifres.



O ambiente preferido dos bodes são as montanhas, principalmente em se tratando de clima temperado. Eles possuem pulmões desenvolvidos para enfrentar as altas altitudes e pelos apropriados para se protegerem do frio, além do mais, dificilmente encontrarão seus predadores pela frente.











Descrição: Capra aegagrus hircus - cabra doméstica de Hausziege. Raça: Rove-Ziege
Detalhe: Que chifres diferentes... parecem folhas de mangueira secas. Lindinho ele né?
Autor da foto: Dirk Beyer

A foto foi tirada nas montanhas acima de Gorges du Verdon, Província do Sul da França.








_______________________________



Olha como se arriscam!!!






Está é a Cabra das rochosas (Espécie - Oreamnos americanus) é um capríneo norte - americano, distribuído pelas montanhas rochosas no Canadá e Estados Unidos.
Fonte: Wikipédia
Foto: Kris247
É muito lindo né?! Esse é o meu preferido, parece tão fofo.
_____________________________________









Íbex (Capra ibex), vive em estado selvagem na Europa. Habita as regiões montanhosas dos Alpes. Seus cornos (chifres) são muito longos podem medir até 1m. Quase foi extindo no início do século XIX, contou até com uma ajudinha do rei Vítor Emanuel II da Itália, que colocou os últimos exemplares sob sua proteção pessoal. Hoje já não é mais considerado ameaçado.
As fêmeas são menores do que os machos e não possuem cornos, além de viverem separados. Eles só se encontram na época de reprodução.
Fonte: Wikipédia
_____________________________________________




Argali




Para quem não conhece este é o Argali ou carneiro-da-montanha (Ovis ammon). É uma das ovelhas selvagens mais ameaçadas de extinção. Em minha pesquisa de imagens pela internet, a maioria das fotos que encontrei tinha algum caçador do lado exibindo seu prêmio. Vários argalis mortos. Inclusive em alguns lugares existe a caça desses bichos por competição.



É a maior ovelha selvagem conhecida, a espécie argali de Pamir ou ovelha de Marco Polo pode chegar até a 1,83cm, acredita? Bem.. basta ver a foto né. Seus chifres podem medir até 190 centímetros em comprimento. As fêmeas também possuem chifre, só que muito menores.



Pode ser encontrado nas montanhas de Pamir, na região fronteiriça entre a China, Afeganistão, Paquistão e Tadjiquistão. Algumas áreas protegidas onde a espécie ocorre, incluem Parque Nacional de Khunjerab, Parque Nacional do Karakoram Central no norte do Paquistão e a Reserva Natural de Taxkongau no sudoeste da China.
Fonte: Wikipédia

___________________________________




Boi Almiscarado









Boi - Almiscarado (Ovibos moschatus), é um bovídeo caprino. Parece um boi mesmo... aliás, me lembrou muito do mamute, mas, é um bode.. ! Ele pode alcançar até 2,3m de comprimento e 1,5m de altura nos ombros e chegar até 400kg. Ambos os sexos possuem chifres curvados.



Curiosidade: Sabe porque o nome é "almiscarado"? É porque os machos tem um cheiro característico de Almíscar.



Acredita-se que o seu antepassado tenha migrado à America do Norte entre 200.000 anos e 90.000 anos atrás. Concorda-se entretanto, que ele já existia no período Pleistoceno o que aproxima-o do Mamute. Viu? Eu estava no caminho certo. Acredita-se que ele podia sobreviver a última idade de gelo (Glaciação de Wisconsin). Moveu-se gradualmente chegando até a Gronelândia durante o Holoceno.



Hoje ele é nativo das regiões árticas do Canadá, de Gronelândia e do Alaska. Essa espécie também foi reintroduzida da Ilha de Banks ao norte da Europa, incluindo Suécia, região do Drove na Noruega, Rússia e Ilha de Ellesmere no Canadá Oriental, província de Quebec.






Em breve coloco a 2ª parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário