sexta-feira, 30 de abril de 2010

Chrysochromulina - Alga Tóxica



Foi o tema do meu seminário de zoologia de invertebrados!

Ela é uma alga tóxica, que causou a mortandade de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas no RJ, através de asfixia.
É eucarionte, unicelular, pertencente ao reino protista e Chrysochromulina é apenas o seu gênero, pois, possue mais de 50 espécies descritas.
Tem um ciclo de vida trófico, podendo ser heterotrófica e autotrófica, algumas são ambos. Alimentam-se de bactérias, fazem fotossíntese e conseguem separar dos nutrientes algumas vitaminas essenciais para sua sobrevivencia. Como podemos observar na imagem, possuem dois flagelos e haptonema, que é serve para sua locomoção e olha que elas se movem rapidamente. Esse pigmento amarelado é dado através dos cromoplastídeos, mas, existem algumas espécies que são incolores. Ela também um vacúolo pulsátil, que é mais uma característica que as mantém ligadas aos protistas, pois, um o paramecium (que é um protista) tb possui essa característica e ele serve para osmorregulação da célula, fazendo o meio externo ficar exatamente como o interno, bem como para expulsão do excesso de água e toxinas (no caso, a toxina que matou os peixes).
Foram 86,8 toneladas de peixes mortos só nesse dia! Imagine!
A proliferação foi causada pelo aumento de substâncias como o fósforo e o nitrogênio que contribuem para fotossíntese, fazendo com que a alga aumentasse a quantidade de seres.
É isso aí galera... o Seminário valia 5,0, nosso grupo ficou com 4,7... tá bom né!rsrs
Espero que ajude-os porque foi difícil encontrar informações sobre essa nossa amiga aí.
Té!

Nenhum comentário:

Postar um comentário