quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FST - Gerando emprego e renda

Sacolas ecológicas são produzidas para o Fórum Social Temático



O grupo de mulheres que integra o Projeto Reciclando Ideias em Novo Hamburgo recebeu um grande pedido para o Fórum Social Temático 2012. As artesãs produzirão 1,5 mil sacolas ecológicas para o evento, que acontece de 24 a 29 de janeiro em Porto Alegre e Região Metropolitana. O Reciclando Ideias é mantido pelo Programa Municipal de Economia Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), com apoio da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Ambiental (ABEFI).


Além do grupo de Novo Hamburgo, outras sete cooperativas da Capital produzirão o material. A produção em Novo Hamburgo destinará mil sacolas ecológicas para os eventos que acontecerem aqui no Município e 500 serão enviadas para Porto Alegre. O diretor de Apoio à Microempresa e Economia Solidária, Ênio Brizola, reforça que a demanda influencia diretamente na geração de trabalho e renda para as integrantes do projeto. “Este é o primeiro trabalho delas neste ano. O lucro da produção é dividido entre quem produziu, gerando renda para as famílias e maior autoestima para continuar trabalhando”, apontou.


Para a artesã Terezinha Soares dos Santos, 58 anos, este será um aprendizado para o grupo. “Será um novo trabalho, já que há pouco tempo comecei a utilizar a máquina de costura. A iniciativa será muito importante na evolução dos nossas confecções”, afirmou. As artesãs, além de realizarem a parte da costura, farão também a serigrafia das sacolas ecológicas, pois receberam capacitações de como produzir este tipo de material.


O projeto

O Reciclando Ideias já atua em Novo Hamburgo há dois anos. Atualmente, oito artesãs participam deste empreendimento solidário, que fica localizado na Rua México, no bairro Santo Afonso. A iniciativa foi desenvolvida com base em um dos eixos do Programa Municipal do Economia Solidária, que é a formação em Economia Solidária e constituição de novos empreendimentos. Os interessados podem obter mais informações sobre a iniciativa através do telefone 3594-9940.


Foto: Gustavo Henemann/Comunicação PMNH

Nenhum comentário:

Postar um comentário