quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Programação do Fórum Social Temático 2012 de Novo Hamburgo

Palestras


  • 8h às 9h - Credenciamento

  • 9h às 19h30 - Abertura Oficial


  • 10h - Painel de abertura: O Desenvolvimento Sustentável e a Cidade: Conceitos e Práticas.
    Daniele Tubino Pante de Souza - Arquiteta e Urbanista pela UFRGS. Mestranda do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE) - Santiago Muñoz Navarrete -
    Engenheiro Civil pela Universidad de los Andes e Mestre pelo NORIE/UFRGS, pesquisador nas áreas de Sustentabilidade, Urbanismo e Gestão de Projetos na Construção Civil.

  • 11h30 às 12h debates


  • 18h - Plenária final – Construção da Carta de intenções para uma cidade mais sustentável
    Sistematização das principais ideias surgidas durante as atividades e elaboração do documento (Carta de Novo Hamburgo) final para ser encaminhado ao FSTemático POA rumo a Rio+20.


ForunZinho Social




  • Temático13h30
    A proposta ocorre em 3 módulos (momentos):
    1 hora de espetáculo interativo Patrulha Ambiental.
    1 hora de contação de histórias: Carta da Terra no palco central (multimidia).
    1 hora de oficina de Artes com material reciclável e confecção da Carta das crianças rumo a Rio +20 no pavilhão 1 (agrupados em círculos coloridos com monitores).
    Público alvo: Crianças e jovens do Ensino Fundamental
    Responsável: Grupo Cia do Riso de Novo Hamburgo


Oficinas


Energia Solar Fotovoltaica para um mundo melhor: livre de combustíveis fósseis e centrais nucleares - 13h30


Eficiência energética através da Energia solar fotovoltaica. Segundo, o engenheiro Luis Macarini, ativista em prol do Meio Ambiente e de uma vida saudável, a energia solar é usada desde sempre pela humanidade. Explica a captação solar pela árvore que é uma “máquina viva”, que com suas milhares de folhas, atua como pequenos coletores solares captando a energia luminosa, através da fotossíntese produz alimento e madeira. Sua proposta é apresentar como funciona a telha fotovoltaica e sensibilizar a comunidade para a racionalização do uso e implantação de medidas que buscam a melhoria da eficiência em residências, escolas e empresas fazendo uso das tecnologias limpas.


Duração: 1 hora
Profissional: Luis Macarini, Engenheiro de Produção - Porto Alegre



Ecologia Interior - Interação Humana. O Girassol - 13h30

A proposta primordial é possibilitar a construção de novas ideias e visões, percepções e comportamentos a cerca da Natureza, a partir de uma abordagem Holística que tem como base a ecologia profunda. O desenvolver, dos saberes, das mudanças, das iniciativas, dos projetos e da própria conscientização individual e coletiva é comparado, aqui, com o desabrochar de um Girassol. Partilhar o conhecimento, cooperação, na competição dar poder aos indivíduos, troca de opiniões, consenso, direitos e deveres de cada um.


Duração: 1 hora
Profissional: Jaqueline Lessa Maciel - Bióloga da SMAM de Porto Alegre



Educação Ambiental: Cidades Ecologicamente Corretas e Incorretas - 13h30


O Minicurso pode ser dividido em módulos iniciando com palestras aos participantes, professores, profissionais da área ambiental. Depois fizemos uma oficina de Cidades Ecologicamente Corretas e Incorretas, onde os participantes terão que construir essas cidades na forma de cartaz-maquete, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no módulo anterior e mais suas vivências e ideias. Dessa maneira podemos avaliar nossa cidade classificando o nível de sustentabilidade da mesma, percebendo visivelmente os dois extremos (as propostas corretas e as propostas incorretas ecologicamente). O conhecimento adquirido é grande já que é necessário elaborar toda a cidade, como se fossemos os governantes. As produções coletivas podem ser exposta durante o evento.


Duração: 1 hora
Profissional: Débora Knauth - Ciências Biológicas - UNISINOS



Casa Ecológica - Centro Urbano de Práticas Ambientais - 13h30


Desde 1982 quando adquirimos o Sítio Ecológico Lewa Esperança semeamos e cultivamos valores para recriar um mundo melhor para todos, onde convivam o amor, a justiça, a honestidade e o cuidado com todas as formas de vida. Nas duas propriedades são vivenciados os princípios da Permacultura Dinâmica. Este espaço que oferecemos para visitação e vivências no FStemático tem a missão de promover ações que envolvam preservação ambiental e sustentabilidade.Vivências e Ações no espaço da casa ecológica: Produção orgânica ,*Captação da água da chuva , *Recolhimento de azeite saturado e celulares, oficinas e palestras, entrega de cestas ecológicas e sacolas retornáveis.


Proprietários: Maria Leoni Sauter Hennemann - pedagoga e Walério Hennemann - Permacultor e mecânico
Duração: 1 hora 30 min
Sitio Lewa Esperança de Portão


Mais Oficinas - Clique aqui



Mostra de Vídeos
Planeta Multimídia8h - 18h
Apresentações de experiências bem sucedidas no painel multimídia.
Filmes, vídeos, powerpoint sobre as temáticas do Fórum Social Temático
Local: ao lado do auditório central

Nenhum comentário:

Postar um comentário